top of page
Foto do escritorJonathan Schneider

PAJOVA completa 15 anos em 2021!!

Em 30 de junho de 2021 a Associação PAJOVA de Judô estará completando 15 anos de atuação na cidade!!





E ae galera!! No ano que a Associação PAJOVA de Judô irá completar 15 anos atuando na nossa cidade, resolvemos através da série “Você Sabia?” mostrar curiosidades e relembrar projetos, ações e momentos. A Pajova surgiu em 2006 com intuito de propagar o judô em nossa cidade, principalmente para as populações vulneráveis, pois o judô não era um esporte acessível a todos. Desde então, além da atuação de nossa equipe técnica e diretiva na nossa sede , Sociedade Ginástica Novo Hamburgo - que se tornou parceira fiel em todos os nossos projetos de alguma forma - atuamos todos os anos com algum projeto social, seja em escolas, associações, e para públicos diversos. O objetivo nunca foi a promoção da PAJOVA ou de seus colaboradores, então muitos desses projetos nem chegaram a ter a divulgação ampla que poderiam ter. Acreditamos que toda ação social se faz com objetivo de ajudar o próximo, algo além disso pode beirar a hipocrisia. Mas como muitos seguidores, nos perguntam sobre o trabalho social que desenvolvemos na cidade, decidimos mostrar um pouco do que já foi feito, e que talvez isso possa despertar em outras associações esportivas a vontade de fazer também o bem ao próximo, que é o objetivo de todo cristão. Não mostraremos nessa série os acontecimentos em ordem cronológica, mas lembraremos os projetos principais e alguns que foram grandes desafios e aprendizados. Nessa nossa primeira publicação, você verá sobre o Projeto Judô Além da Visão para cegos e deficientes visuais, que foi realizado pela PAJOVA em 2013 em parceria com a FUNDERGS. A Sociedade Ginástica Novo Hamburgo foi parceira na cedência do espaço e também com os funcionários que sempre estiveram dispostos a ajudar na condução dos alunos quando preciso. Esse projeto atendeu principalmente alunos adultos com cegueira ou deficiência visual. Houve contato com a ADEVIS-NH para ter acesso a este público e também para explicar um pouco do que era o judô e como poderia trazer benefícios, pois a PAJOVA foi pioneira em atender esse público com judô, num projeto dessa magnitude em Novo Hamburgo.


"Este trabalho foi gratificante pois além dos alunos aprenderem o judô, conforme relatos ao finalizar o projeto, ouvimos histórias de como o judô trouxe confiança e independência para os participantes".



Crie um conteúdo relevante


Este trabalho foi gratificante pois além dos alunos aprenderem o judô, conforme relatos ao finalizar o projeto, ouvimos histórias de como o judô trouxe confiança e independência para os participantes, principalmente na locomoção no dia a dia, pela melhora da percepção espacial e na “segurança” em saber que caso houvesse uma queda saberiam “como proceder para não se machucar”. Além dos professores, contamos com auxílio de alunos videntes graduados, para ajudar durante as aulas, a PAJOVA deixa o agradecimento a todos vocês que com certeza ajudaram a transformar vidas. A equipe técnica teve um grande desafio e um ano de grandes aprendizados também, pois não havia ainda trabalhado com este público, mas isso abriu as portas para nos próximos anos realizar um projeto ainda maior, voltado principalmente para crianças com a mesma deficiência, que você poderá ver na próxima publicação!!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


PAJOVA.png
bottom of page